A Coca-Cola Portugal associou-se à organização ambiental WWF, atribuindo 30 mil euros anuais, para ajudar num projeto que tem por objetivo compensar os produtores de cortiça que adotem boas práticas ambientais.
O Green Heart of Cork (GHoC) é o novo projeto da WWF - World Wide Fund for Nature que, segundo o seu coordenador "visa a conservação da maior mancha de sobreiro do mundo, localizada no vale inferior do Tejo e do Sado, numa área de um milhão de hectares e sobre o maior aquífero ibérico".
A iniciativa tem como objetivo compensar os proprietários rurais que contribuem para a retenção do carbono, a formação do solo, a regulação do ciclo da água e a proteção da biodiversidade, através da certificação da cortiça produzida nessas zonas.
As duas entidades deslocaram-se hoje a Coruche para fazer uma visita a uma das herdades onde será desenvolvido o projeto já que é a região onde há a maior concentração de produtores de cortiça. Até ao momento já foram certificados 50 mil hectares e já foi pedida a certificação de mais 10 mil. "Procuramos proprietários que façam uma boa gestão das suas propriedades. A maneira como asseguramos que essa gestão está a ser feita de forma adequada é através de um sistema de certificação independente", disse Luís Silva, coordenador do programa de conservação da WWF em Portugal, à agência Lusa.
A certificação será atribuída pela Forest Stewardship Council (FSC) e isso, destacou Luís Silva, trará vantagens para os produtores de cortiça. "Queremos incentivá-los à certificação pois já perceberam que isso é um investimento válido, porque o produto florestal que vão vender, neste caso a cortiça, terá uma mais valia se tiver certificada e será vendida mais facilmente", afirmou o responsável.
O projeto foi lançado há cerca de um mês, o balanço até agora tem sido positivo mas, Luís Silva, espera que mais empresas e proprietários adiram à iniciativa nos próximos meses.
"O contexto não é dos mais favoráveis mas as empresas têm de compreender que, para a sustentabilidade a médio longo prazo da sua atividade, necessitam dos recursos naturais disponíveis", salientou o coordenador do projeto.
A Coca-Cola Portugal, foi até ao momento, a única empresa que se associou à iniciativa Green Heart of Cork (GHoC), com a atribuição de 30 mil euros anuais, inserida no âmbito da política de responsabilidade social da empresa.
A fábrica Refrige, única unidade de engarrafamento de bebidas do Grupo Coca-Cola, sediada em Azeitão, é abrangida pelo maior aquífero ibérico que vai desde a zona de Santarém, passa pela península de Setúbal e prologa-se até à zona de Grândola. "Este projeto de preservação do sobreiro e da cortiça irá trazer benefícios qualitativos para o aquífero, donde nós extraímos a água para produzir os nossos produtos na fábrica", explicou a ligação a este projeto o diretor das relações externas da empresa, Tiago Santos Lima.
Além dessa razão, o facto de "ser uma coisa original, local e o único projeto a nível mundial de responsabilidade social na área ambiental que está a apoiar a cortiça", também cativaram a empresa a aderir, referiu Tiago Santos Lima, que estima que a parceria dure três anos.
In Lusa
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