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29/11/2011

Objetivo: compensar os produtores de cortiça que adotem boas práticas ambientais


A Coca-Cola Portugal associou-se à organização  ambiental WWF, atribuindo 30 mil euros anuais, para ajudar num projeto que  tem por objetivo compensar os produtores de cortiça que adotem boas práticas  ambientais. 

O Green Heart of Cork (GHoC) é o novo projeto da WWF - World Wide Fund  for Nature que, segundo o seu coordenador "visa a conservação da maior mancha  de sobreiro do mundo, localizada no vale inferior do Tejo e do Sado, numa  área de um milhão de hectares e sobre o maior aquífero ibérico".
 
A iniciativa tem como objetivo compensar os proprietários rurais que  contribuem para a retenção do carbono, a formação do solo, a regulação do  ciclo da água e a proteção da biodiversidade, através da certificação da  cortiça produzida nessas zonas. 

As duas entidades deslocaram-se hoje a Coruche para fazer uma visita  a uma das herdades onde será desenvolvido o projeto já que é a região onde  há a maior concentração de produtores de cortiça.   Até ao momento já foram certificados 50 mil hectares e já foi pedida  a certificação de mais 10 mil. "Procuramos proprietários que façam uma boa gestão das suas propriedades.  A maneira como asseguramos que essa gestão está a ser feita de forma adequada  é através de um sistema de certificação independente", disse Luís Silva,  coordenador do programa de conservação da WWF em Portugal, à agência Lusa.

A certificação será atribuída pela Forest Stewardship Council (FSC)  e isso, destacou Luís Silva, trará vantagens para os produtores de cortiça. "Queremos incentivá-los à certificação pois já perceberam que isso é  um investimento válido, porque o produto florestal que vão vender, neste  caso a cortiça, terá uma mais valia se tiver certificada e será vendida  mais facilmente", afirmou o responsável. 

O projeto foi lançado há cerca de um mês, o balanço até agora tem sido  positivo mas, Luís Silva, espera que mais empresas e proprietários adiram  à iniciativa nos próximos meses. 

"O contexto não é dos mais favoráveis mas as empresas têm de compreender  que, para a sustentabilidade a médio longo prazo da sua atividade, necessitam  dos recursos naturais disponíveis", salientou o coordenador do projeto.

A Coca-Cola Portugal, foi até ao momento, a única empresa que se associou  à iniciativa Green Heart of Cork (GHoC), com a atribuição de 30 mil euros  anuais, inserida no âmbito da política de responsabilidade social da empresa.

A fábrica Refrige, única unidade de engarrafamento de bebidas do Grupo  Coca-Cola, sediada em Azeitão, é abrangida pelo maior aquífero ibérico que  vai desde a zona de Santarém, passa pela península de Setúbal e prologa-se  até à zona de Grândola. "Este projeto de preservação do sobreiro e da cortiça irá trazer benefícios  qualitativos para o aquífero, donde nós extraímos a água para produzir os  nossos produtos na fábrica", explicou a ligação a este projeto o diretor  das relações externas da empresa, Tiago Santos Lima. 

Além dessa razão, o facto de "ser uma coisa original, local e o único  projeto a nível mundial de responsabilidade social na área ambiental que  está a apoiar a cortiça", também cativaram a empresa a aderir, referiu Tiago  Santos Lima, que estima que a parceria dure três anos. 
      
 In Lusa

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